Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Cientistas descobrem forma de reverter o cozimento de ovos

Ureia é usada no procedimento para reverter o estado sólido do ovo para líquido.

Cientistas descobrem forma de reverter o cozimento de ovos

Cientistas da Universidade Iverne, na Califórnia, descobriram uma forma de reverter o cozimento de ovos de galinha. O procedimento consiste na fusão das proteínas encontradas na clara do ovo já cozido, como relata o estudo da universidade.

Para entender como isso acontece, primeiro é necessário compreender o processo de solidificação, a transição do estado líquido para o sólido, que acontece quando uma fonte de calor aquece as proteínas da clara ao ponto de endurecê-la. Para reverter esse fenômeno, os pesquisadores utilizaram uma solução com ureia para desintegrar essas proteínas, sem destruí-las, complentando a fusão, ou retorno para o líquido.

Durante os testes, os bioquímicos utilizaram ovos cozidos pelo dobro do tempo regular de 10 minutos, fervendo-os durante 20 minutos em 90 graus Celsius, para garantir o cozimento total.

Em seguida, os ovos foram inseridos na ureia, ingrediente encontrado na urina de mamíferos, capaz de desintegrar as proteínas do ovo sem comprometê-las.

Finalmente, os cientistas utilizaram tubos de Ranque-Hilsch, dispositivo mecânico que separa o gás frio do quente, para acelerar o processo, reintegrando as proteínas do ovo ao estado líquido em minutos. Sem o tubo, o procedimento poderia levar dias, segundo os pesquisadores.

A principal motivação para a pesquisa era testar uma maneira de recuperar proteínas em elementos “prontos”, como o ovo cozido. Os pesquisadores esperam que esse estudo possa ser usado no futuro pela indústria de alimentos e farmacêutica.