Javalis vêm causando prejuízos para a agricultura da Serra catarinense. Além de estragarem as plantações, esses animais também podem transmitir doenças a suínos. Em uma audiência pública na tarde desta quinta-feira (7) em Lages, a principal solução encontrada para o controle da espécie foi aumentar o número de caçadores, como mostrou reportagem do RBS Notícias.
Manter a propriedade cercada e protegida dos javalis custa caro e não são todos os produtores que têm condições de fazê-lo. Para eles, a solução mais viável é o abate dos animais.
Além dos prejuízos para a agricultura, os javalis podem colocar em risco a qualidade sanitária do rebanho de suínos do estado. “Esse animal é um parente do suíno. Portanto, ele poderia transmitir essas doenças”, explica o secretário-adjunto de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies.
Caça
A caça ao javali já é permitida, mas para isso é preciso uma liberação da Polícia Militar Ambiental. O número que caçadores, que precisam ter uma arma própria legalizada, não é o suficiente para conter os prejuízos.
A principal solução encontrada para o controle dos animais foi aumentar o número de caçadores. “Nós precisamos também fazer esse abate dentro de regras de bem-estar animal”, reforça o secretário-adjunto.