Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Pressão por ICMS reduzido no RS

Acsurs pleiteia continuação de alíquota reduzida nas nas vendas interestaduais do animal vivo.

Pressão por ICMS reduzido no RS

A possibilidade de revisão de benefícios tributários levou representantes da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) à reunião com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes. O decreto que reduz a alíquota de 12% para 4% nas vendas interestaduais do animal vivo tem validade até o dia 30 de junho. Estudo com o impacto de eventual reversão da decisão foi entregue.

– Desde 2009, a gente vem tendo algum tipo de isenção. Sem esse benefício, a produção fica inviável para produtores, que acabam não tendo espaço na indústria local – pondera Valdecir Folador, presidente da Acsurs.

Também estiveram na reunião os secretários da Agricultura, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, e os deputados federais Alceu Moreira e Jerônimo Goergen.

Embora o volume impactado pela redução de tributo seja pequeno – entre 5% e 8% da produção anual -, atinge 800 famílias que vivem da atividade.

A Fazenda diz que a questão será submetida ao núcleo político do governo. Como o benefício vence dia 30, a decisão sairá antes disso.