A definição das estratégias referentes ao manejo sanitário, como a rotatividade de anticoccidianos para evitar resistência dos protozoários ao medicamento, são fundamentais para alavancar a produtividade no plantel. Para oferecer uma solução completa ao produtor e combater de forma efetiva a coccidiose – enfermidade causada por uma das três espécies de protozoários Eimerias mais prevalentes na avicultura -, a Zoetis traz ao mercado o Deccox, um anticoccidiano químico capaz de prevenir a doença em frangos de corte. “O produto elimina os coccídeos mais prevalentes na granja em estágio precoce de desenvolvimento e ajuda a maximizar o desempenho das aves”, afirma Lucielma Holtz, gerente de negócios Premixeiras da Unidade de Negócios Aves e Suínos da Zoetis.
Definição do manejo sanitário no plantel – com um portfólio amplo e inovador para o combate da enfermidade, os produtores poderiam ficar em dúvida sobre qual opção da Zoetis é a mais adequada. Portanto, a companhia oferece o Programa Rotecc da Coccidiose, uma abordagem customizável da rotação que utiliza as melhores práticas para ajudar a garantir que sejam implementados os métodos adequados no momento certo; além de auxiliar os produtores a definir as melhores estratégias referentes ao manejo para garantir a sanidade e produtividade nas granjas.
O programa também auxilia no uso responsável de anticoccidianos, com dosagem adequada ao animal em tratamento, sempre analisando se é o período correto para essa iniciativa. De acordo com Eduardo Muniz, gerente de serviços técnicos de avicultura da Zoetis: “A iniciativa vem ao encontro de uma das premissas da Zoetis, que é oferecer aos clientes, além de produtos de qualidade, soluções capazes de auxiliá-los em seus principais desafios. Por meio do programa, é possível contar com orientações de especialistas da companhia no que tange ao uso responsável e efetivo dos anticoccidianos”.