A ABCS reservou a última apresentação do segundo dia no XVI SNDS para anunciar aquela que talvez seja a mais importante notícia do ano para a suinocultura brasileira.
A entidade maior dos suinocultores brasileiros assinou um projeto de branding com a empresa Ana Couto Branding para a criação de uma marca para a carne suína brasileira.
O objetivo é mudar a percepção dos consumidores em relação à proteína suína e assim aumentar sua presença no cardápio diário do brasileiro.
O slogan da campanha é “Escolha + carne suína”.
O significado literal de Branding é atribuição de uma marca a um produto ou serviço. Contudo, o verdadeiro significado do termo branding vai muito mais além e significa efetuar a diferenciação de um produto ou serviço e ajudar a definir um determinado posicionamento junto do consumidor através da atribuição de uma marca.
Esse posicionamento, no caso, é representar a carne suína como a opção que melhor soma os atributos positivos na escolha do consumidor brasileiro: sabor, saúde, qualidade, praticidade e preço.
O público-alvo da campanha são os consumidores das grandes cidades que já possuem o hábito de comer diariamente uma fonte de proteína.
O projeto já está em andamento. A empresa Ana Couto já fez a análise das pesquisas com consumidores realizadas pela ABCS. Também analisou entrevistas com diversos executivos do setor, da indústria e do varejo. Já são mais de 500 horas de estudo de um trabalho que dura três meses.
A principal descoberta não é novidade para que milita no setor: existe um verdadeiro abismo entre as verdades da carne suína e o que está na cabeça dos brasileiros.
A estratégia já está montada, é multidisciplinar e envolve uma série de ações para mudar a percepção que se tem da carne suína. “Vamos sair da mera comunicação das qualidades da carne suína para a criação de uma marca que dissemina uma proposta de valor diferenciada”, afirma Leonardo Senra, diretor de estratégia da Ana Couto Branding. “Vamos criar um novo posicionamento para a carne suína no Brasil. Do produtor à indústria. Do varejo ao consumidor final”.
Segundo Senra, o caminho é longo, as ações precisam de tempo para surtir efeito, mas os resultados serão expressivos.
Cabe ao setor suinícola ser um facilitador desse processo. “Vamos juntos divulgar essa ideia e transformar a imagem que a carne suína tem entre os brasileiros. Temos que fazer esse trabalho em conjunto, porque juntos somos mais fortes”, afirmou.
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