Em meio à crise econômica, a agropecuária mato-grossense deve crescer impulsionada pela produção de milho. Conforme dados divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nessa segunda-feira (03.08), somente o cereal deve movimentar R$ 4,87 bilhões, contrariando assim as expectativas iniciais.
Os principais fatores para o crescimento estão na alta produtividade, que acabou impulsionando a produção estadual de volta à casa das 20 milhões de toneladas e também ao aumento dos preços internos, que vem encontrando suporte no dólar, mesmo com as quedas das cotações na CBOT.
“O dólar valorizado frente ao real aumenta a competividade do cereal brasileiro frente ao milho produzido nos Estados Unidos (EUA), e consequentemente traz sustentação para os preços internos”, diz o Imea.
Com isso, apesar do Brasil estar enfrentando um momento crítico, e o boletim Focus do Banco Central indicar queda de 1,8% no PIB brasileiro, a agropecuária de Mato Grosso vai bem, e o milho é determinante para esse bom rendimento.