A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e parceiros realizam ação educativa para conscientizar as crianças quanto à importância da carne suína em sua alimentação. Mesmo sendo a proteína mais consumida no mundo, a carne suína é apenas a terceira na preferência dos brasileiros. Pensando em mudar esse cenário, a Acrismat e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) fecharam uma parceria com a Secretaria de Educação de Cuiabá para realizar apresentações de teatro nas escolas da rede municipal.
O projeto Teatro de Fantoches começou a ser apresentado no semestre passado e já impactou mais de 20 mil alunos de Cuiabá (MT), em mais de 35 escolas. O objetivo da iniciativa, de acordo com o diretor da apresentação, Carlos Gattass Pessoa, é combater a ideia de que a carne suína faz mal à saúde, ressaltar seus benefícios de maneira lúdica e incluir o produto na merenda escolar. “O intuito é informar crianças sobre os benefícios da proteína suína e impactar também os pais”.
Para o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a ação já trouxe resultados concretos para o setor. “Vivemos um bom momento na suinocultura. Com os preços de outras carnes subindo, a de suínos acaba ficando em evidência. O consumo mato-grossense já é de 15,1 kg per capita (1 kg a mais que a média nacional) e a nossa expectativa é que cresça ainda mais neste ano.” A diretora da Escola Municipal ‘Augusto Simplício de Figueiredo’, Ivone Maria Dallanhol, conta que o produto já foi incluído na merenda escolar. “Temos a carne suína como merenda desde a metade de 2014 e o que a gente percebe é que há ainda uma certa resistência, que aos poucos estamos quebrando”.