A expedição Pro Farmer Crop Tour, promovida por produtores americanos e que acabou de realizar visitas por fazendas do Meio-Oeste dos EUA, divulgou que estima que a colheita de soja no país alcançará 105,75 milhões de toneladas na safra 2015/16, que está em desenvolvimento. ao passo que a de milho somará e 338,41 milhões de toneladas.
Os volumes projetados são menores que os estimados pelo Departamento de Agricultura do país (USDA), que em seu último relatório mensal de oferta e demanda indicou 106,59 milhões de toneladas de soja e 347,64 milhões de toneladas de milho na temporada.
As projeções levam em consideração que o clima terá um desempenho “normal” em setembro. Para a soja, o cálculo do volume foi baseado na projeção de uma produtividade média de 46,5 bushels por acre (equivalente a 52,11 sacas por hectare).
“A safra de soja tem potencial para adicionar bushels à colheita se o clima de fim de temporada for favorável. As chuvas que caíram na última semana vão ajudar a encher os grãos e até permitir que algumas áreas plantadas tardiamente formem vagens”, avaliou a Pro Farmer, em nota.
O Estado que deve apresentar o melhor rendimento nas lavouras de soja deverá ser Nebraska, cuja produtividade foi estimada em 55,5 bushels por acre (62,2 sacas por hectare), à frente de Iowa, com rendimento avaliado em 54 bushels por acre (60,5 sacas por hectare).
Quanto ao milho, a estimativa dos técnicos da expedição Pro Farmer é de que a produtividade média no país fique em 164,3 bushels por acre (equivalente a 171,87 sacas por hectare).
Diferentemente da soja, o cenário para o milho não é tão positivo. “Mesmo com um fim normal da temporada de crescimento, nós temos preocupações sobre a produtividade, dada a deficiência de nitrogênio ao longo do leste do Cinturão do Milho”, ressaltou a nota da expedição.
O melhor rendimento deve ser alcançado em Iowa, onde a produtividade média foi estimada em 181 bushels por acre (ou 189,34 sacas por hectare). Em Illinois, líder na produção americana do cereal, a expectativa é de uma colheita de 169 bushels por acre (176,78 sacas por hectare), onde foram registradas áreas atingidas por doenças foliares.