Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

México habilita 15 novas plantas exportadoras de frangos do Brasil

As 15 plantas habilitadas estão instaladas nos estados de Santa Catarina, Goiás, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

México habilita 15 novas plantas exportadoras de frangos do Brasil

O Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentaria (SENASICA) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA), ambos do Governo do México, publicaram hoje a habilitação de 15 novas plantas brasileiras para exportações de carne de frango.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a habilitação acontece após missão para habilitação de unidades frigoríficas (realizada entre 22 de agosto e 04 de setembro deste ano) e reunião recentemente realizada entre técnicos brasileiros e mexicanos, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, na cidade do México.  As 15 plantas habilitadas estão instaladas nos estados de Santa Catarina, Goiás, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

Estas novas unidades se somam às cinco plantas – de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo – atualmente habilitadas para embarcar produtos avícolas para o mercado do México. 

De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, as novas habilitações são o resultado de um extenso e detalhado trabalho feito pela ABPA e o MAPA, em um esforço unificado para a expansão das exportações do setor.

“O trabalho liderado pela ministra Kátia e a equipe do MAPA agilizou este processo, que deverá representar excelentes frutos para as exportações brasileiras”, destaca Turra.

Em outubro, o México importou 2,25 mil toneladas de carne de frango, desempenho 49% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado.  No acumulado do ano (janeiro a outubro), foram 25,27 mil toneladas, desempenho 114,6% superior, segundo o mesmo período comparativo.