A suinocultura se tornou ao longo das últimas décadas uma grande aliada na defesa do Meio Ambiente. A partir da conscientização os suinocultores se transformaram em defensores da natureza, respeitando espaços, construindo soluções, almejando também um dos maiores objetivos da sociedade, um futuro saudável e verde.
Diferentemente do que a maioria das pessoas imaginam, o homem do campo é o principal responsável pela qualidade das águas, pela ampliação dos espaços dedicados às arvores nativas, por exemplo, e até mesmo, pela qualidade de vida de muitos animais que vivem na natureza.
Em Sintonia com o Meio Ambiente, a suinocultura em Santa Catarina também passou a ser referência mundial. Com leis que são respeitadas pelos produtores, as propriedades somente possuem a sua Licença para produzir, após ter toda a sua estrutura adaptada às condições do ambiente na qual está inserida.
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS promoveu neste sábado, dia 21 de novembro de 2015, durante o V Encontro de Produtores de Material Genético do Estado, realizado na cidade de São Carlos – SC a ação: “Um Start na Sustentabilidade da Suinocultura em Sintonia com o Meio Ambiente”onde os Suinocultores foram convidados a vestir a camiseta ecologicamente correta da linha Eco Style que faz parte do projeto nacional chamado “Projeto Verde é Vida – Levando a Natureza a Sério” e que vem acompanhada de um Tag com sementes da Mata Atlântida colhida por crianças em projetos socioambientais, como Cedro, Angico,Arroeira, etc.As camisetas são feitas com algodão rústico natural, livres de químicas poluentes. Durante a produção existe o compromisso de economia de 30% de energia e de 6 litros de água por peça.
A ação vai muito além da utilização das camisetas,pois a ACCS tem como objetivo demonstrar para a sociedade que a Suinocultura é sim uma atividade preocupada com o Meio Ambiente e que a proteína animal produzida no nosso Estado chega à mesa dos consumidores de muitos Países com segurança alimentar.
Plantamos “ações” todos os dias para que as próximas gerações possam dar continuidade a esta importante atividade desfrutando de qualidade de vida.