Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Paraná aumenta exportação da carne de frango em 2015 e aposta no setor

O estado exportou aproximadamente 40% da carne de frango produzida. Os principais mercados são Arábia Saudita, Japão, Hong Kong e China.

Paraná aumenta exportação da carne de frango em 2015 e aposta no setor

O Brasil deve iniciar 2016 como o segundo maior produtor de carne de frango do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. E o Paraná tem um papel importante neste cenário. Em 2015 o estado exportou 40% do frango produzido aqui. “Mesmo que não tenhamos a valorização do dólar, o mercado externo será melhor que o mercado interno devido a economia brasileira que está num processo de queda e nós estamos prevendo também uma queda de consumo um pouco maior no mercado interno. Por isso mercado externo será o melhor caminho para a avicultura”, explicou Dilvo Grolli, presidente de cooperativa.

A avicultura foi uma das atividades menos prejudicadas no agronegócio paranaense esse ano. Mesmo com o custo de produção subindo, em média 20%, principalmente por causa do preço da ração e da conta de luz, o produtor de frangos consigiu manter ganhos. “A crise está aí, mas a avicultura manteve os pés no chão. Subiu um pouco os custos, então a margem de lucro ficou um pouco mais ajustada. Mas quando aperta o custo você tem que melhorar com a produtividade”, diz o produtor Renato Kraft.

A Coopavel, 4ª colocada na produção de frango entre as cooperativas do Paraná, apostou nesse mercado. Até o ano passado exportava 35% da carne produzida. Hoje, manda para fora do país 50% da produção. A Copacol seguiu o mesmo caminho e está exportando 60% da carne de frango.

E para o ano que vem a previsão é do segmento continuar positivo, graças a influência da moeda americana.