O Ano Novo é uma data cercada de esperanças. Se as aves tomam conta das mesas de Natal, as festas de fim de ano pedem pratos à base de carne suína. Alguns acreditam que certos alimentos atraem saúde, fortuna e bons fluídos. Para a ceia de Ano Novo, os pratos mais populares são com carnes, que harmonizam melhor com os drinks e cervejas. Em contrapartida, também entram os mais variados tipos de peixes, que deixam a refeição mais leve e saudável.
No Mercado do Peixe, os permissionários vivem um bom momento nas vendas. Segundo o vendedor Francisco de Assis Mesquita, a expectativa para as festas de réveillon é melhor que as de Natal. “Nos últimos dias, as vendas nem foram tão boas. Mas, com a proximidade do novo ano, o movimento no mercado já está melhor”, afirma. Francisco ainda recorda que o mercado deve continuar funcionando todos os dias, mesmo com os feriados. “Alguns permissionários escolhem parar as atividades, outros aproveitam o momento de procura que é muito bom até a Semana Santa. Por isso, quem precisar vir, até no dia da ceia, estamos prontos para receber esses clientes”, garante.
Para os supersticiosos, na noite do Ano Novo não é aconselhável consumir aves, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. O permissionário Aelson da Silva conta que alguns dos seus clientes apostam no peixe para garantir boas energias. “Na ceia de Ano Novo, o peixe faz sucesso, dizem que ele traz sorte porque nada para frente e, assim, queremos seguir em 2016. Além disso, o peixe é um dos principais símbolos dos milagres de Jesus Cristo, representa a fartura da multiplicação e muita prosperidade. Esse prato na ceia é importante para pedir a proteção de Deus durante o ano que está chegando”, esclarece.
Mesmo para quem não acredita em superstição, mas busca uma refeição mais saudável, o peixe é a opção mais indicada. A dona de casa Adriana Mendes explica que o peixe contém todos os aminoácidos essenciais. Esse alimento também possui baixa quantidade de gorduras e é rico em ômega 3. “Como a ceia é realizada à meia-noite, neste horário nossa digestão está um pouco mais lenta. Dessa forma, consumir alimentos que possuem uma melhor digestibilidade, como os peixes, torna a refeição mais leve. Além disso, os peixes têm um tempo de preparo menor e são mais versáteis, rendendo várias receitas diferentes”, relata.
Ainda segundo Adriana, o pernil é um prato que também faz muito sucesso na ceia de ano novo por ser uma carne salgada de sabor forte. “O pernil é um clássico de Ano Novo. Diz a lenda que é preciso comer porco nessa data porque é um animal que fuça para a frente, diferente do peru, que cisca para trás”, conta.
A principal dica da dona de casa na hora de preparar o pernil é paciência. “No preparo do pernil, a paciência é o segredo. Isso porque, a carne fica muito mais saborosa se marinada por, pelo menos, 24 horas. Como a opção de porco é mais macia, o tempero demora a penetrar. Outro importante cuidado é assar o pernil com papel alumínio, para proteger a carne, garantindo que não resseque”, explica. Portal O Dia