Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Agricultores trabalham na colheita de soja em propriedades de MT

Clima é um dos fatores que devem colaborar para a produtividade do grão. Expectativa é de uma produção de 26 milhões de toneladas nesta safra.

Agricultores trabalham na colheita de soja em propriedades de MT

Começou a colheita da soja em Mato Grosso, principal produtor do grão. As colheitas passam em ritmo acelerado em mais de oito milhões de hectares plantados. A expectativa da CONAB é que a produção chegue a 26 milhões de toneladas nesta safra no Estado, com aumento de 10% em relação à safra passada.

O tempo colaborou e as máquinas foram para o campo. “O ano passado a gente conseguiu iniciar dia 27 de dezembro. Esse ano, devido às chuvas, atrasou a dessecação da soja e consequentemente atrasou a colheita. Tentamos colher no dia 29, mas não conseguimos”, diz André Cirilo, coordenador de produção da fazenda.

Apesar do excesso de chuva que caiu nos últimos dias ter atrasado a colheita de soja, o clima é um dos fatores que devem colaborar para a produtividade do grão. Na propriedade do agricultor Orcival Guimarães em Sorriso, no norte de Mato Grosso, a produtividade irá passar das 50 sacas por hectare, número considerado bom para a safra.

“Nós achamos que vai colher de 50 a 55 sacas por hectare. O tempo colaborou muito. Foi um clima muito bom até o momento. Teve um pouco de susto nos últimos dias, com chuva demais. Mas, graças a Deus, o tempo abriu e a gente está colhendo. Vamos ter fé em Deus que vai colher bem”, diz Guimaraes.

Neste momento o objetivo do agricultor é colher dois mil hectares de soja nos próximos dez dias. O produtor investiu em uma semente de soja super precoce por estar de olho na safra de algodão. A plantadeira e a colheitadeira trabalham lado a lado na fazenda.

“É sempre um risco maior por ser uma soja muito precoce. Você pode ter um estresse híbrido e daí cair bastante a produtividade, o que não foi o caso esse ano”, completa Guimarães.