Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Florestas

Expansão da monocultura de eucalipto no Vale do Paraíba

Artigo enfoca transformações nas dinâmicas de produção.

Expansão da monocultura de eucalipto no Vale do Paraíba

O artigo Especialização Produtiva e Homogeneização Territorial: a monocultura de eucalipto no Vale no Paraíba Paulista e as transformações nas dinâmicas de produção, de Bruna Garcia Eskinazi e José Gilberto de Souza, foi publicado na Revista Pegada eletrônica (on line).

A publicação é do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho, vinculado ao Departamento de Geografia da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Unesp. Esta publicação eletrônica semestral destina-se à divulgação de artigos científicos, resenhas e relatórios de campo de pesquisadores sobre as questões que envolvem a geografia e o mundo do trabalho.

Resumo

A consolidação de especializações regionais produtivas vem alterando a matriz produtiva regional, as dinâmicas e as relações sociais de produção e as formas de apropriação dos territórios.

No Vale do Paraíba paulista a expansão da monocultura de eucalipto destinada à produção de celulose, nas últimas décadas, tem produzido a diminuição da diversidade produtiva e a produção de alimentos, tendencialmente causando a expropriação do campesinato e transformando as relações de trabalho.

Autores
Bruna Garcia Eskinazi ([email protected]): Graduanda de Geografia da Unesp – Rio Claro
José Gilberto de Souza ([email protected]): Docente do Departamento de Geografia da Unesp – Rio Claro

Artigo completo disponível em
http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/2566/2347