Quais são as principais perspectivas para a produção de ovos na próxima década? Quais serão as principais tendências de mercado para a avicultura de postura? Como melhorar a produtividade no campo? Como conseguir crédito e financiamento para empresas avícolas? Enfim, como será a produção de ovos no futuro? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas pelos principais especialistas do setor durante o XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que vai acontecer de 25 a 27 de março, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Consagrado como o mais importante encontro da avicultura de postura do Brasil, o evento organizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA) ganha dimensões internacionais e espera receber nesta edição mais de 600 participantes de toda a América Latina. O objetivo é reunir produtores, pesquisadores, médicos veterinários, zootecnistas e representantes de todos os elos da cadeia produtiva de toda a região para debater os principais desafios e oportunidades para a atividade na próxima década, explica o Diretor da APA e membro da comissão organizadora do evento, José Roberto Bottura. “Este evento vem crescendo nos últimos anos e a nossa expectativa é de público recorde nesta edição”, diz o médico veterinário.
O período de inscrição com desconto vai até o próximo dia 8 de fevereiro através do site www.congressodeovos.com.br/inscricao.php. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com a APA através do telefone (11) 3832.1422.
Programação
A secretaria do evento começa a atender a partir das 10h, do dia 25 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, para a realização de inscrições e entrega de material. Às 14h começa a abertura do evento com o Painel A visão do mercado de ovos para a próxima década. Um debate sobre A visão de produção abre a programação do encontro. Em seguida, o especialista do setor, Sérgio Luis Moretto, vai destacar sua Visão de mercado.
A partir das 16h30, o Painel de Nutrição será aberto pelo pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e responsável pelo Laboratório de Análises Micotoxicológicas (Lamic), Carlos Augusto Mallmann, que vai apresentar Atualidades em nutrição: monitoria de micotoxinas. Logo depois a palestra Pontos críticos nos processos de fabricação de rações será ministrada pelo consultor independente Antônio Apércio Klein, da Agropec Consultoria. A abertura oficial será às 18h seguida de uma palestra magna e um coquetel aos participantes.
No dia 26 de março, a programação começa a partir das 8h com apresentação oral dos trabalhos científicos premiados nas áreas de manejo e nutrição. Na sequencia, o Painel de Manejo será aberto às 8h30 pela Professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri – Unicamp), Irenilza Nääs, que vai destacar Ambiência: Oportunidades para melhoria de produtividade. Às 9h15, o pesquisador da Embrapa Júlio César Palhares vai falar sobre Manejo de resíduos provenientes da avicultura de postura. Os Sistemas alternativos de produção de ovos serão destacados pela Gerente do Programa de Aprovação de Insumos IBD, Maria Carolina Manço. Às 11h35 começa uma Programação Empresarial que será promovida pela Ceva Saúde Animal.
Às 14h começa a apresentação dos trabalhos científicos premiados em sanidade e outras áreas. O Painel de Gestão e Tecnologia será aberto às 14h30 com um debate sobre A gestão e a profissionalização da empresa avícola. Em seguida o Gerente de Negócios do Mercado de Agronegócios do Banco do Brasil, Giovani Morangueira Magri, vai falar sobre Crédito e financiamento para empresas avícolas. A partir das 16h40, o zootecnista especialista no uso de informática em empresas avícolas da Agroinfo Tecnologia da Informação, Marcelo Lima, vai destacar Gestão da produção de ovos com o uso da informática. Às 17h20começa uma Programação Empresarial que será realizada pela Biomin do Brasil Nutrição Animal. O jantar de confraternização começa às 20h.
No dia 27 de março, o Painel de Sanidade será aberto, às 8h, com uma apresentação sobre Laringotraqueíte infecciosa: o quanto evoluímos, que será realizada pelo especialista da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), Fernando Gomes Buchala. Logo depois, o Presidente da WPSA (sigla de Associação Mundial de Ciências Avícolas em inglês), Edir Nepomuceno, vai falar sobre Prevenção e controle de Salmonella na avicultura. A partir das 10h20, o Professor da Universidade Autonoma do México (UNAM), Victor Petrone vai destacar Lições e aprendizados com Biossegurança: a experiência mexicana com a influenza aviária. Em seguida, a Fiscal Federal Agropecuária do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro, SP), Dilmara Reischak, vai apresentar O monitoramento de influenza aviária e doença de Newcastle no Brasil. O almoço de encerramento do evento começa às 12h. Outras informações sobre o XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos podem ser encontradas no site www.congressodeovos.com.br, ou pelo telefone (11) 3832.1422.
O XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos tem o apoio de divulgação das principais mídias do setor, como Avisite, Revista do Avisite, Revista do Ovo, Ovosite, Portal e Revista Avicultura Industrial, Portal e Revista Feed&Food, Portal e Revista AveWorld, Portal e Revista A Hora do Ovo, Portal Setor Avícola, Portal e Jornal O Presente Rural, Portal Rural Centro e Portal Agrolink.
Serviço:
XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos
Data: de 25 a 27 de março de 2014
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto – SP
Informações: www.congressodeovos.com.br
Telefone: (11) 3832.1422