A Cooperativa Agroindustrial Lar chega aos 50 anos com uma sólida marca de evolução e aparece entre as quatro maiores do Paraná. Graças a um sistema de gestão compartilhada e atuação diversificada, registrou em 2013 o extraordinário salto de 19,39% em seu faturamento bruto anual (cerca de R$ 2,7 bilhões), enquanto que o PIB brasileiro ficou pouco acima dos 3%.
Considerando todas as áreas em que atua, a Lar obteve no ano passado o maior crescimento de sua história, reforçando o sonho de um grupo de 55 produtores rurais que no dia 19 de março de 1964, na cidade de Missal, criou a Cooperativa Mista Agrícola Sipal Ltda, sob inspiração direta da Igreja Católica.
São números fantásticos. A cooperativa conta hoje com 9.199 associados e 6.461 funcionários, atuando nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, bem como no Paraguai. A produção de sementes de soja passou de 163.202 sacas em 2012 para 210.325 em 2013 e a de milho saltou de 70 milhões para quase 100 milhões no mesmo período.
Um completo relatório e balanço dos resultados obtidos foram apresentados pela diretoria da empresa em assembleia geral no dia 31 de janeiro. “O melhor desempenho da história é um presente para todos aqueles que não desistiram porque queriam um futuro melhor para os seus familiares”, ressaltou na oportunidade o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.
Programação de aniversário
Essa história de bons resultados estará em evidência nos meses de fevereiro e março. No próximo dia 19 no Clube Esportivo Social União Medianeirense acontece o lançamento do livro comemorativo aos 50 anos, intitulado “Uma História de Cooperação, Atitude e Amor”, escrito pelo jornalista Eloy Olindo Setti.
Dias 18 e 19 de março as atenções se voltam para Missal e Medianeira, que terão uma série de atividades para festejar o cinquentenário da tradicional cooperativa, incluindo eventos, shows e homenagens. O ponto alto será a inauguração da nova sede administrativa, localizada às margens da BR-277, na entrada de Medianeira.
Lar é “locomotiva do desenvolvimento”
O diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, ressalta o crescimento pelo terceiro exercício seguido na taxa de 20 por cento e sublinha que 2013 foi o melhor ano na história da cooperativa. Para atender o associado e sustentar o crescimento foram investidos R$ 151 milhões em 2013, com ênfase na qualificação das pessoas e certificações de processos. “A cooperativa teve a sabedoria de distribuir sobras aos associados, pagar 14º salário aos funcionários e assegurar reservas pra cumprir seus compromissos e continuar se expandindo”, acentua.
O diretor-presidente destaca que a Lar chega aos 50 anos no seu melhor momento e se transformou em uma locomotiva de desenvolvimento para a região, viabilizando as pequenas propriedades, gerando emprego e renda. Por isso, explica, “comemoramos nosso primeiro meio século de existência reverenciando o passado para sermos ainda melhores nos próximos 50 anos”.
Diversificação
Para 2014, a Lar projeta uma dúzia de inaugurações e deverá continuar crescendo no mesmo ritmo dos últimos três anos. Vai ampliar as atividades de diversificação à pecuária, como forma de gerar oportunidades e viabilizar as pequenas propriedades, incrementando ainda mais o processo industrial e as exportações. “A modernização da gestão, os investimentos nas pessoas e a melhoria dos processos são as prioridades”, aponta Irineo da Costa Rodrigues.