A seca, que vem prejudicando as principais culturas de verão (soja e milho), levou o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE a dedicar atendimento especial aos produtores. As ocorrências no campo já batem recordes e desde dezembro de 2013 a companhia, que detém 70% do mercado de seguros rurais, começou a receber avisos de sinistros.
“A seca está mais grave do que se pensava”, resume Luis Carlos Guedes Pinto, diretor de seguros Rurais do BB e MAPFRE e ex-ministro da Agricultura.
Esse comportamento exigiu da companhia uma contingência operacional para garantir o atendimento aos segurados. Só nos 10 primeiros dias de fevereiro foram recebidos mais de 2 mil avisos de sinistros, média de 200 avisos por dia, somente relacionados aos produtos BB Seguro Agrícola e Colheita Garantida, que detêm os valores mais expressivos em relação aos seguros agrícolas de grãos e refletem o comportamento geral da safra.
A maioria dos sinistros refere-se, principalmente, a ocorrências nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
“Desde a safra 2004/2005 não temos uma quantidade tão grande de sinistros comunicados em um só dia. Esse número é quase o dobro dos avisos recebidos no mesmo período de 2013, e 250% maior que em 2012, quando houve a seca que originou 5 mil sinistros e R$ 180 milhões em prejuízo”, recorda Guedes Pinto.
Além do comportamento climático atípico verificado nesta safra e das condições de campo de diversas regiões afetadas, o aumento significativo de sinistros comunicados decorre do aumento das contratações.
“Nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, para o BB Seguro Agrícola, o número total de apólices contratadas variou entre 25 e 27 mil, contra aproximadamente 40 mil apólices na safra atual”, registra o ex-ministro.
O GRUPO estima pagar R$ 275 milhões em indenizações a 5 mil produtores de 13 Estados.
Mais de 300 peritos, auditores e analistas estão em campo, distribuídos nas regiões sinistradas ou de alta concentração de riscos, para as vistorias necessárias.
“Em safras anteriores, com a concentração dos sinistros em poucas regiões, a capacidade de atendimento foi ajustada mais facilmente, por meio do deslocamento de peritos de áreas não atingidas para as regiões de interesse. Nesta safra, no entanto, com os sinistros distribuídos nas diversas regiões de comercialização do seguro, e com a concentração de avisos em um curto período de tempo, a dificuldade de redistribuição da rede de peritos foi maior, razão pela qual estamos recorrendo aos serviços de empresas terceirizadas”, destaca o executivo.
Atualmente, o GRUPO dispõe de uma equipe especializada e treinada para receber ligações e atender sinistros de seguros rurais.
Para o Canal BB, atendentes responsáveis pela solicitação e cobrança de documentos de regulação foram deslocados às localidades de maior demanda para reforçar as atividades de distribuição e agendamento de vistorias perante os segurados e peritos da rede credenciada.
No Canal MAPFRE, a equipe interna é quem está responsável pelo acompanhamento e a confirmação das agendas e realização de vistorias.
Até o momento, as vistorias estão sendo agendadas e realizadas em um prazo médio de nove dias após a data do aviso, dentro do prazo esperado.
Orientação aos segurados
O GRUPO BB E MAPFRE alerta os produtores sobre algumas orientações e procedimentos importantes para viabilizar o atendimento da seguradora:
· Após a comunicação de perdas à seguradora, é agendada a vistoria por um engenheiro agrônomo credenciado. Normalmente são realizadas duas vistorias: uma logo após a comunicação de perdas e outra no período da colheita.
· O segurado ou seu representante legal assina os Laudos de Inspeção de Danos (Preliminar e Final). Caso discorde das conclusões do documento, deverá declarar no próprio laudo suas razões para a discordância.
· O produtor deverá apresentar as Notas Fiscais dos insumos utilizados na área segurada. Essas notas deverão estar em nome do segurado e da propriedade.
· O segurado deverá comunicar a data do início da colheita com antecedência de 15 (quinze) dias para permitir o agendamento das vistorias pelos peritos.
· O produtor não deve iniciar a colheita sem a autorização do perito (engenheiro agrônomo indicado pela seguradora).
Os contatos com o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE devem ser feitos pelos telefones: 0800 729 7000 (Banco do Brasil) e 0800 775 1000 (Mapfre).