Teve início hoje o SCE EPC (Sistema de Comércio de Emissões da Plataforma Empresas Pelo Clima), uma simulação de mercado de carbono cap and trade promovida pelo GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) em parceria com a BVRio (Bolsa de Valores Ambientais do Rio de Janeiro).
“A partir de agora as empresas seguem negociando em mercado secundário de forma a montar posições que atendam suas expectativas de emissões em 2014”, afirma Mariana Nicolletti, coordenadora da Plataforma Empresas Pelo Clima.
A lista de empresas participantes inclui: AES Brasil; Anglo American; Banco Citibank; Banco do Brasil; Braskem; CCR; Sanepar; Camargo Corrêa; Duratex; EDP; Furnas; Grupo Abril; Grupo O Boticário; Itaú Unibanco; Klabin; Raízen; Suzano Papel e Celulose; TAM; Telefonica Vivo; Vale.
“Essa simulação tem um papel importante para aprimorarmos os sistemas necessários para um mercado real a ser adotado por estados, ou mesmo o governo federal no futuro”, comentou Mauricio Moura Costa, presidente da BVTrade, plataforma de negociação da BVRio.
Para acompanhar os preços do mercado secundário basta acessar o linkhttp://www.bvtrade.org .