Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Paraná pode colher o dobro de grãos na safra de inverno deste ano

A estimativa é do Deral; produção deverá atingir 4,2 milhões de toneladas de grãos.

Paraná pode colher o dobro de grãos na safra de inverno deste ano

A safra de inverno do Paraná, que está em fase de plantio, deve atingir uma produção de 4,2 milhões de toneladas de grãos, quase o dobro da temporada passada, previu o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado. A área plantada tende a crescer 15%, para 1,5 milhão de hectares, nas contas do órgão.

O trigo é o carro-chefe das lavouras de inverno paranaenses, cuja área plantada deverá aumentar até 23%, para 1,2 milhão de hectares. “Se as condições de clima forem favoráveis será colhida a maior safra já vista no Estado, de 3,6 milhões de toneladas”, afirmou o Deral, em boletim.

Segundo o órgão, os produtores que não plantaram o milho nessa segunda safra do ano (também chamada de safrinha), desestimulados com o baixo preço do grão, migraram para o trigo, cuja cotação está mais atraente. A previsão é que sejam colhidas 10 milhões de toneladas de milho safrinha no Paraná.

No caso do feijão, a produção poderá atingir 490,3 mil toneladas, 44% acima do ciclo passado, que somou 339,3 mil toneladas, nas contas do Deral.

Já o plantio de soja na safrinha superou as expectativas e a área plantada cresceu 38% no Estado, passando a 111,86 mil hectares. De acordo com o Deral, a produção poderá atingir 211,13 mil toneladas, 62% acima do volume colhido no ano passado.