Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Suinocultura: Ases realiza primeiro módulo do Qualificases

Programa Anual de Capacitação de Suinocultores é realizado em parceria com o Sebrae/ES.

Suinocultura: Ases realiza primeiro módulo do Qualificases

Com o intuito de aprimorar a capacitação dos produtores de suínos do Espírito Santo e seus colaboradores, a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) desenvolveu o Programa Anual de Capacitação de Suinocultores – Qualificases. A ação, que acontece por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Sebrae/ES, teve seu primeiro encontro no dia 27 de março na cidade de Conceição de Castelo/ES, a 120 km da capital.

A estreia do Programa reuniu mais de 100 participantes que puderam aprender novas técnicas e aperfeiçoar os conhecimentos, por meio de pontos práticos de manejo diário dentro de uma unidade de produção de suínos, mais especificamente na maternidade e creche, visando observar detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia-a-dia

A programação foi iniciada com a palestra “Manejo e ambiência de maternidade e creche, visando leitões mais saudáveis e mais rentáveis” ministrada pela supervisora técnica da Ourofino Agronegócio e médica veterinária, Andréa Panzardi. Segundo a médica veterinária, o manejo e ambiência adequados nas fases iniciais da produção de suínos, são fundamentais, pois tratam do início da cadeia produtiva e representam pontos chaves para se extrair o máximo do potencial produtivo dos animais. “O equilíbrio entre manejo e ambiência, certamente extrai todo o potencial genético presente no animal e assim atinge um produto final mais saudável e de melhor qualidade em todos os sentidos. Isto porque os animais não terão sido desafiados de maneira extrema durante suas diferentes fases de produção, o que fará com que seu desempenho traga melhor retorno econômico ao produtor e um produto final de qualidade superior” enfatiza Panzardi.

Para o vice-presidente da ASES, Jayme Meroto, a palestra apresentou reais soluções para o manejo adequado dos suínos. “Depois de ter assistido a palestra percebemos que detalhes importantes passavam despercebidos. Agora poderemos replicar essas dicas e melhorar nosso rendimento, produzindo um animal com ainda mais qualidade” ressalta Meroto.

Durante a palestra, a supervisora também enfatizou que a escassez de mão-de-obra não é uma realidade apenas no estado. “A capacitação faz com que o produtor se previna tendo métodos adequados e pré-estabelecidos para a adaptação de novos funcionários e o não comprometendo a realização das atividades, garantindo índices zootécnicos bons e constantes”, explica.

De acordo com o vendedor das granjas Brunoro, Elusmar Sant’Anna, que participou da palestra e já atou diretamente no manejo dos suínos, a apresentação foi muito clara e elucidou diversos processos que devem ser executados na granja. “Essa palestra foi extremamente esclarecedora e mostrou de forma simples e objetiva a realidade da granja. Os colaboradores que estiveram presentes poderão aprimorar os processos, garantindo um produto de qualidade ao consumidor. Toda a programação do Qualificases será enriquecedora, tendo em vista que traz temas do nosso cotidiano”, disse Brunoro

O Qualificases conta com uma programação extensa com diversas capacitações voltadas para o setor suinícola buscando sempre auxiliar na produção de qualidade com foco na rentabilidade do suinocultor. Nessa edição, o programa contou com o apoio da empresa Ourofino Agronegócio.