Os produtores de milho dos Estados Unidos semearam 6% da safra até o último domingo, bem atrás da média dos últimos cinco anos, de 14%, de acordo com o relatório semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta segunda-feira. No estado de Iowa, a semeadura atingiu 2%, abaixo da média dos cinco anos anteriores, de 11%. Em Illinois, o plantio alcançou 5%, também inferior à média dos últimos cinco anos, de 22%. Iowa e Illinois são os maiores produtores de milho e soja dos EUA, segundo dados do governo americano.
O tempo frio e úmido dos últimos sete dias em partes do Meio-Oeste dos EUA tem afastado os agricultores das lavouras. Para o corretor sênior da Daniels Trading em Chicago, Craig Turner, o ritmo dos trabalhos foi aquém das expectativas, “mas não há nada com o que se preocupar”.
Já o plantio de algodão foi de 9%, atrás da média dos últimos cinco anos, de 12%, enquanto a semeadura do trigo atingiu 32%, também abaixo da média entre 2009 e 2013, de 44%.
Ainda de acordo com o relatório do USDA, as lavouras de trigo de inverno consideradas em estado bom ou excelente mantiveram a marca de 34% na semana passada. No Kansas, o principal estado produtor, 24% conquistaram essa marca, contra 26% na última semana.