A instituição internacional Verified Carbon Standard (VCS) fez para cinco empresas brasileiras a primeira emissão global de créditos de carbono derivada da substituição de gasolina por etanol em veículos flex. Foram emitidos 2.195 créditos (cada um equivale a uma tonelada de CO2 evitada) para Ecofrotas, Biolab, ISS, G4S e Renovias.
Conforme informações divulgadas pela Ecofrotas, líder do segmento de gestão de frotas no país, a metodologia foi desenvolvida pela própria empresa e é a primeira no mundo a tratar da emissão de créditos de carbono por conta da substituição do uso do combustível fóssil pelo biocombustível em carros capazes de rodar com os dois produtos.
Segundo a Ecofrotas, essa metodologia consiste na substituição da gasolina pelo etanol no momento do abastecimento. “Mesmo que os veículos de uma empresa não sejam todos flex, a frota pode ser ‘carbono zero’ se o total de créditos de carbono gerados pela frota flex forem suficientes para compensar as emissões dos demais veículos”, afirma Rodrigo Somogyi, gerente de inovação da Ecofrotas, em comunicado.