Com investimentos da ordem de 12,7 milhões de reais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) – vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) – desenvolveu em 2013 ações que beneficiaram 132.386 catarinenses de todas as regiões. O número de pessoas atendidas aumentou 35% em relação a 2012, enquanto os valores investidos permaneceram praticamente os mesmos.
À propósito do transcurso do Dia Internacional do Cooperativismo nesse sábado (5 de julho), o balanço da atuação do Sescoop/SC foi apresentado pelo presidente Marcos Antônio Zordan e pelo superintendente Geci Pungan. Ambos realçaram que a maior parte dos recursos (90% do orçamento) foi dirigida, exclusivamente, para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas catarinenses.
Os objetivos do Sescoop são o ensino de formação profissional e cooperativista para empregados, cooperados e familiares de integrantes de cooperativas; a promoção social dessa mesma clientela e o monitoramento das cooperativas nos seus aspectos econômicos, legais e sociais.
Os principais programas mantidos são Cooperjovem, Mulheres Cooperativistas, Ações diretas, Jovem Coop, Jovem Aprendiz, Auxílio Educação, Ações delegadas e Programa de desenvolvimento da gestão de cooperativas (PDGC).
Um dos principais núcleos de trabalho foram as ações delegadas às cooperativas. Nessa linha foram realizados 1.099 eventos de capacitação e treinamentos que envolveram a participação de 108.320 beneficiários, mediante investimentos de 5 milhões 986 mil reais.
O Sescoop/SC também mantém um programa de auxílio-educação para apoio à formação universitária, tecnólogos ou pós-graduação para todos os colaboradores, empregados de cooperativas através do subsídio financeiro. Foram atendidas 111 cooperativas, beneficiando 1.481 empregados com investimentos de 2 milhões 435 mil reais.
Em cumprimento a Lei 10.097/2000, que define a obrigatoriedade das empresas contratar e matricular jovens em cursos profissionalizantes, o Sescoop/SC mantém o Programa Jovem Aprendiz. Em 2013, participaram 26 cooperativas que inscreveram 499 jovens em cursos profissionalizantes mantidos pelo Sescoop. Esse programa exigiu desembolso de 939 mil reais.
Na categoria promoção social foram realizados 175 eventos os quais, no conjunto, permitiram a participação de 21.307 pessoas, mediante desembolso de 1 milhão 243 mil reais.
MONITORAMENTO
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina monitorou e acompanhou 56 cooperativas para as quais organizou 26 eventos técnicos. Essas atividades exigiram desembolso de 132 mil reais e fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
A estrutura do Sescoop/SC é uma das mais enxutas do sistema “S”: tem apenas 11 colaboradores e seu custo anual total foi de apenas 1 milhão 244 mil reais, incluídos os valores despendidos com salários, contrato de gestão, material de expediente e custo com material de apoio, entre outros.
Da mesma forma, o Programa Mulheres Cooperativistas Catarinenses envolveu o público feminino em intensa programação de cursos, eventos sociais, palestras e atividades voltadas à geração de renda. Participaram 26 cooperativas com 800 mulheres.