Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Médios produtores contribuem para o crescimento do agronegócio no Brasil

O médio produtor rural é um importante protagonista do agronegócio brasileiro, com potencial de crescimento e espaço para incrementar a produção e a produtividade

Médios produtores contribuem para o crescimento do agronegócio no Brasil

O médio produtor rural é um importante protagonista do agronegócio brasileiro, com potencial de crescimento e espaço para incrementar a produção e a produtividade. Os produtores que se encaixam nesta classe estão acima dos parâmetros disponibilizados para o desenvolvimento da agricultura familiar, porém não são considerados produtores de grande porte.

Segundo o último censo agropecuário, no Brasil são 516.800 médios agricultores de um universo de 5,1 milhões de produtores rurais, o que corresponde a quase 10% dos agricultores do País. A maior parte destes médios produtores está situada na região Nordeste, correspondendo a 30,8% do total. O estado onde predomina esta classe de agricultores é Minas Gerais, com 14,6%, seguido da Bahia (11%), Rio Grande do Sul (9,7%), Paraná (9,4%) e São Paulo (8,4%). Nestes cinco estados estão concentrados mais da metade – 53,1% – do total de médios agricultores do Brasil.

A área das propriedades rurais no Brasil é de 333,7 milhões de hectares e a área correspondente a propriedades de médios agricultores é de 73,7 milhões de hectares, ou seja, 22% do total. A renda bruta da atividade agropecuária dos médios produtores alcança R$ 34,6 bilhões, correspondendo a 19,3% da renda bruta de todos os agricultores brasileiros.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o médio produtor tem algum capital, tem terra, mas ainda necessita do apoio de políticas públicas para a agricultura e especificamente de assistência técnica para que possam incorporar tecnologias e incrementar significativamente os níveis de produção e produtividade.