Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Paraná avança na produção de frangos, bovinos e suínos

O Paraná é o campeão brasileiro de produção de frango e no mesmo trimestre em que o Brasil como um todo apresentou recuo no número de abates.

Paraná avança na produção de frangos, bovinos e suínos

As cotações dos produtos agropecuários com maior peso na balança econômica nacional tiveram ligeiro recuo no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, mas o Paraná, diferente da maioria dos Estados produtores, apresentou crescimento no abate e exportação de frangos, suínos e de bovinos.

O País abateu 1,3 bilhão de frangos, no segundo trimestre deste ano; queda de 2,7%, em relação ao segundo trimestre de 2013. Os dados são da Estatística de Produção Pecuária, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elabora a cada três meses.

O levantamento mostrou que houve um recuo de 1,2% também em relação ao primeiro trimestre deste ano. Mas, segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), a queda registrada no País não chega a ser motivo de preocupação, porque a comparação é feita com o ano passado, quando o número de abates foi recorde.

A queda nos abates de frango, constatada pelo IBGE, diz respeito a outras regiões produtoras, mas não preocupa os três Estados da Região Sul do Brasil, que no segundo semestre do ano passado responderam, juntos, por 60,7% dos abates e, neste ano, aumentaram a participação para 61,7%. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul representam 71,7% da produção brasileira de frangos.

O Paraná é o campeão brasileiro de produção de frango e no mesmo trimestre em que o Brasil como um todo apresentou recuo no número de abates, o Estado praticamente não teve recuo, ficando em -0,1%, na comparação, mas nas contas do Sindiavipar os abates paranaenses aumentaram 3,39%, passando de 3,6 milhões de cabeças, no acumulado do segundo trimestre de 2013, para 3,74 milhões, neste ano.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a exportação de carne de frango no segundo trimestre de 2014 registrou estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado e, em consequência da queda do preço médio internacional, o faturamento registrou variação negativa. O Paraná, porém, aumentou a participação nas exportações de carne de frango in natura em 8,4%. O Estado é o maior produtor nacional, com 29,18% de número de cabeças criado no País.

Arábia Saudita (16,9%), Japão (11,4%), Venezuela (9,3%), Hong-Kong (8,4%), Emirados Árabes (7,2%) e China (6,2%) são os principais países em termos de participação nas exportações brasileiras de carne de frango.