Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

OIE confirma que alimentação não é fonte de infecção para PEDv

A OIE confirmou que os produtos derivados de sangue suíno como o plasma spray dried não são fontes do vírus da Diarreia Epidêmica dos Suínos (PEDv).

OIE confirma que alimentação não é fonte de infecção para PEDv

De acordo com um anúncio divulgado pela Federação Internacional da Indústria de Alimentação (IFIF), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou que, ao contrário de relatos anteriores, os produtos derivados de sangue suíno como o plasma spray dried não são fontes do vírus da Diarreia Epidêmica dos Suínos (PEDv), desde que boas práticas de fabricação e protocolos de produção sejam seguidas.

Essa notícia positiva para a indústria de alimentos baseia-se no trabalho científico feito por uma equipe da OIE, para que os grupos liderados pela IFIF com especialistas das áreas afetadas e da indústria de plasma possam contribuir com notícias e dados científicos relevantes que são pedidos pelo diretor geral da OIE, Bernard Vallat.

Alexandra de Athayde, diretora-executiva da IFIF diz: “Essa não é uma importante descoberta apenas para da cadeia alimentícia. Ela destaca nosso comprometimento com a segurança alimentar, mas também demonstra a importância e os benefícios da cooperação entre a IFIF e a OIE, especificamente com relação ao controle e a prevenção de doenças infecciosas.”

Athayde acrescenta: “A IFIF mira o futuro e pretende continuar trabalhando em conjunto com a OIE para melhorar cada vez mais a saúde e produtividade animal, que fatalmente contribui com a saúde pública e auxilia no desenvolvimento, atualização e implementação das normas e diretrizes da OIE.”

A OIE disponibilizou uma ficha técnica sobre a doença. Essa ficha, em inglês, encontra-se no site www.oie.int/fileadmin/Home/eng/Our_scientific_expertise/docs/pdf/A_factsheet_PEDV.pdf.

Com informações do site FeedStuffs.