A Bolt Energias assinou contrato com a Areva Renewables Brasil para desenvolvimento da termelétrica (UTE) Campo Grande BioEletricidade, localizada em São Desidério (BA). O investimento total da Bolt Energias na usina é de R$ 650 milhões.
A Areva será responsável por toda engenharia, compras e construção (EPC, em inglês) da usina, uma das maiores da América Latina abastecida a biomassa. A CBC Indústrias Pesadas S/A fornecerá e instalará as caldeiras do empreendimento. As obras estão programadas para iniciar no primeiro semestre de 2015. A Bolt Energias é 100% controlada pelo FIP Ático Geração, do Grupo Ático.
A térmica terá uma capacidade instalada de 150MWe e será integrada ao SIN (Sistema Interligado Nacional) por meio de uma linha de transmissão de 230kV. A expectativa é concluir a UTE até o início do segundo semestre de 2017, para que sejam realizados testes operacionais. A usina, vencedora do leilão A-5 de outubro de 2013, será inaugurada em janeiro de 2018.
“Demos hoje um importante passo para o desenvolvimento da Campo Grande BioEletricidade ao assinarmos o contrato do EPC com a Areva, com fornecimento das caldeiras pela CBC. As parcerias com estas duas companhias são estratégicas para a Bolt Energias. A expertise internacional de ambas garantirá a construção e futura operação da usina de forma sólida e dentro dos prazos estabelecidos”, analisa Ricardo Junqueira, presidente da Bolt Energias e sócio-diretor do Grupo Ático.
“Já possuímos a licença ambiental de instalação (LI) da usina e asseguramos as terras para fornecer combustível para todo plano de negócio da UTE. O plantio de eucalipto já foi iniciado. Também já asseguramos toda madeira para os dois primeiros anos de operação”, conclui Gustavo Magalhães, sócio-diretor do Grupo Ático e membro do conselho de administração da Bolt Energias.
Floresta
A Bolt Energias investe R$ 50 milhões no primeiro ciclo de plantio de eucalipto para abastecer a Campo Grande BioEletricidade. A Tree Florestal, por meio da Tree Trading, foi contratada para realizar toda gestão florestal, que inclui preparo do solo, implementação e manutenção operacional. O processo prevê uma sinergia de operações entre as duas empresas investidas por fundos de private equity – FIP Ático Geração e FIP Ático Florestal – do Grupo Ático.
O primeiro plantio será concluído em abril de 2015 e ocupará uma área de 7.895 hectares. As plantações estão localizadas em um raio médio de 30 km da UTE, abrangendo os municípios de Baianópolis, Santana e São Desiderio, todos situados no oeste baiano.
Foto: Da esquerda para direita João Viteri – diretor executivo da CBC, Ricardo Junqueira – sócio-diretor do Grupo Ático, Andre Luiz Salgado – presidente da Areva Renewables Brasil e Bernard Bastide – Diretor da Areva para Brasil e América do Sul.