Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne suína no cardápio

Avança trabalho do GT que busca ampliar consumo de carne suína nos órgãos públicos do RS

Susepe, Fase e Famurs comprometem-se com o projeto.

Avança trabalho do GT que busca ampliar consumo de carne suína nos órgãos públicos do RS

A segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) para incentivar o aumento do consumo da carne suína em repartições do Estado ocorreu ontem (15) e consolidou novos avanços, como o compromisso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em quadruplicar, na região de Passo Fundo e Erechim, a participação do produto no cardápio.

Segundo representantes da Susepe, o incremento do consumo deve ocorrer a partir de abril, quando a aquisição deve saltar dos atuais 500 quilos para duas toneladas. Hoje, a carne suína é servida uma vez por mês e a meta visa o consumo uma vez por semana. Na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) também deve ocorrer um aumento, ainda não definido em que percentuais.

Outras compromissos assumidos dizem respeito a articulação com o Programa Fornecer e com o Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), também integrante do GT, comprometeu-se em trabalhar junto aos municípios para incentivar o consumo da carne suína na merenda escolar.

Devido a complexidade do processo de compras, está sendo criado um sub-grupo, com a participação da Seapa/RS, Secretaria da Administração e Secretaria da Educação, para elaborar uma proposta para a merenda servida nas escolas da rede estadual.

O encontro contou com a presença da coordenadora nacional do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, que apresentou casos de sucesso da inserção da carne suína na alimentação em vários Estados brasileiros e no Rio Grande do Sul. O PNDS é desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). “A presença da ABCS na reunião objetivou esclarecer dúvidas e oferecer uma base para que se tenha condições de acertar na implantação do projeto. Obtivemos uma receptividade muito boa das instituições públicas para com o incremento da carne suína no cardápio”, avalia o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador, entidade filiada à ABCS e representante do setor no Estado gaúcho.      

Também participaram da reunião representantes do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae/RS), Secretaria de Administração, Secretaria da Educação e Secretaria do Desenvolvimento Rural.