Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suinocultores do Mato-Grosso esperam aumentar exportação para o Uruguai

Mapa certificou exportação da carne para 12 estados e Distrito Federal.

Suinocultores do Mato-Grosso esperam aumentar exportação para o Uruguai

Os produtores de suínos em Mato Grosso esperam aumentar a participação das vendas para o Uruguai. O país vizinho não é um grande consumidor de carne suína mesmo assim o setor espera fomentar os negócios. Isso porque o Ministério da Agriculturax, Pecuária e Abastecimento (Mapa) certificou Mato Grosso e outros 11 estados, além do Distrito Federalx, para exportar carne ao Uruguai.

Para o diretor da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grossox (Acrismat), Custódio Rodrigues, a expectativa é que a representação desse novo mercado fique entre 5% a 10%, pelo menos. Atualmente Mato Grosso produz 2,5 milhões de toneladas de carne suína por ano. Desse volume, apenas 2% é exportado para outros países como Chinax, Argentinax e o Leste Europeu.

O gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, acredita que a abertura das exportações para o Uruguaix pode incentivar novos mercado para a compra da carne mato-grossense. Os suinocultores também esperam que não ocorra mais a dependência de um único mercado comprador. De lá pra cá a recuperação da suinocultura foi lenta.

Para este ano, a tendência é de preços mais estabilizados. “Esperamos que se mantenha o equilíbrio no mercado. Os preços se estagnaram, a partir do primeiro semestre, entre R$ 2,95 o quilo a R$ 3 o quilo”, ressalta o diretor da Acrismat.