Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Sisbi-POA/Suasa: INCS solicita a adesão de quatro frigoríficos em SC

Wolmir de Souza, presidente do INCS, pediu a inclusão de quatro frigoríficos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal após a adesão de Santa Catarina.

Sisbi-POA/Suasa: INCS solicita a adesão de quatro frigoríficos em SC

O Instituto Nacional da Carne Suína, através do presidente Wolmir de Souza, solicitou à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a inclusão de quatro plantas frigoríficas do Alto Uruguai Catarinense no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa). O Afrib e Frigolaste, de Seara, Friprando, de Jaborá, e o Varpi, de Concórdia, são os frigoríficos listados pelo INCS. Todos já possuem o Sistema de Inspeção Estadual e com o Sisbi-POA pretendem expandir seus respectivos mercados para outros estados brasileiros.

O gerente regional da Cidasc de Concórdia, Ernani Andreis, a quem o documento foi entregue, se comprometeu em viabilizar a adesão das quatro plantas frigoríficas. Andreis informou que na primeira semana de março o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizará a primeira auditoria no estado ara efetivar a adesão ao Sistema. Em um primeiro momento seis plantas serão auditadas: Gran Paladare, de Chapecó; Laticínios Papenborg, de Biguaçú; Distriboi, de Camboriú; Defumados Pomerode, de Pomerode; Avícola Fragnani, de Cocal do Sul e Frigorifico Vale Europeu, de Ituporanga.

Após esta adesão, os frigoríficos do Alto Uruguai Catarinense poderão iniciar consultoria e encaminhar para para receber auditoria da própria Cidasc, que fica responsável pela inspeção e certificação das agroindústrias catarinense. “Após efetivar a adesão do estado poderemos encaminhar estas plantas frigoríficas e a inclusão delas no sistema não deve demorar”, afirma Andreis. 

Desenvolvimento para agroindústria

A notícia da adesão ao Sisbi-POA/Suasa foi muito bem recebida pelo presidente do Instituto Nacional da Carne Suína, Wolmir de Souza, e pelos parceiros. “É um grande salto que o estado dá para beneficiar a pequena agroindústria e a agricultura familiar de Santa Catarina. Com o Sisbo-POA/Suasa nossos produtos ficam mais competitivos e poderemos mostrar ao resto do Brasil que as pequenas marcas possuem uma qualidade e sabor equivalente às grandes marcas de alimentos”, afirma de Souza.