Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

A utilização da genômica no desenvolvimento do dendê será discutida em Belém (PA)

Entre os assuntos em debate, estão as ações de pesquisa em execução.

A utilização da genômica no desenvolvimento do dendê será discutida em Belém (PA)

O andamento do Programa de Produção de Palma-de-óleo (dendê) no Brasil está em debate até quinta-feira (28) em Belém (PA) entre os integrantes da cadeia produtiva da cultura e representantes de órgão governamentais. Entre os assuntos em debate, estão as ações de pesquisa em execução – é um dos temas do primeiro Workshop do Programa de Produção de Palma-de-Óleo no Brasil.

Nesta temática, a função das novas ferramentas de genômica no melhoramento genético da palma-de-óleo será abordada pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso no último dia do evento.  De acordo com Alonso, o melhoramento genético tradicional é a longo prazo e intensivo, além de utilizar uma área grande. “Para se testar várias combinações, a partir do quarto ano de plantio, é preciso fazer coletas de 15 em 15 dias para avaliar os experimentos. Isso, demanda recursos financeiros, com mão-de-obra e um espaço de tempo longo para que os pesquisadores tenham um resultado confiável”, adiantou.

Nesse caso, salienta o pesquisador, a genômica, ou seja, o estudo do DNA, vem para acelerar e aumentar a precisão da seleção das melhores plantas. Esta ferramenta, que será apresentada no Workshop, pode ser utilizada de várias formas distintas. 

“Irei apresentar no Workshop a estratégia do uso de marcadores moleculares”. Alonso irá demonstrar como a Embrapa Agroenergia enxerga o uso de marcadores moleculares. “Temos duas seleções assistidas por marcadores para características controladas por poucos genes e expressão qualitativa. A outra, a seleção genômica, é ao contrário: muitos genes e quantidade, como é o caso da qualidade do óleo”, explicou.

Com os resultados, pode-se chegar a uma redução de 50% do tempo de desenvolvimento. “ Otimizando o melhoramento genético para chegar mais rapidamente a uma ou mais variedades, os viveiristas, os produtores rurais rural serão os grandes beneficiados e, por extensão, todo o programa, conclui Alonso.

Workshop
O evento reúne profissionais de instituições públicas, privadas , de sindicatos de produtores, de federações, técnicos da extensão e assistência rural, produtores e agricultores para melhorar aspectos ligados à produção, fomento e disseminação de conhecimentos da cultura da palma de óleo (dendê). Mais informações no link http://palmadeoleo.cpatu.embrapa.br/
O evento é uma promoção pela Embrapa Amazônia Oriental, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.