Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Dia de homenagens na Embrapa Suínos e Aves

Entidade entregou prêmios Destaque da Avicultura Brasileira e Destaque da Suinocultura Brasileira.

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entregou nesta sexta-feira, 5 de abril, os prêmios Destaque da Avicultura Brasileira e Destaque da Suinocultura Brasileira. Os homenageados foram os professores David Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Martinho de Almeida Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O primeiro foi lembrado por suas contribuições à suinocultura e o segundo pela trajetória relacionada à avicultura. “São dois profissionais com extensos serviços prestados à pesquisa agropecuária e que merecem todo o nosso reconhecimento”, disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.

Barcellos e Martinho receberam as homenagens visivelmente emocionados. “Geralmente, esses reconhecimentos não acontecem em vida. É por isso que essa lembrança da Embrapa tem ainda mais significado para mim”, confessou Martinho de Almeida, que há mais de 40 anos atua como pesquisador na área da avicultura e já ajudou a formar mais de três centenas de mestre e doutores. “Quero estender esse prêmio a todas as pessoas que trabalharam e trabalham comigo. Pesquisa é um trabalho coletivo e do qual muito me orgulho”, afirmou Barcellos.

Além das homenagens, a Embrapa Suínos e Aves reuniu ontem para a posse e primeira reunião do seu novo Comitê Assessor Externo (CAE). O CAE é um órgão criado pela Diretoria Executiva da Embrapa e instalado em todas as Unidades. O da Embrapa Suínos e Aves é composto pelas seguintes lideranças: Antônio Corsetti Purcino, chefe geral Embrapa Milho e Sorgo; João Flávio Veloso Silva, chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril; David Barcellos, professor da UFRGS, Denise Mariano da Costa, coordenadora geral de Combate a Doenças do Ministério da Agricultura; Francisco Sérgio Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF); Luís Antônio Paladini, diretor de Pesquisa da Epagri; Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora, Osório Dal Bello, diretor de Inovação Agropecuária da BR Foods; e Luizinho Caron, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves.

Osório Dal Bello foi escolhido como o presidente do CAE, que voltará a ser reunir nos próximos meses. O Comitê terá um papel importante neste ano, em que está sendo preparada a quinta edição do Plano Diretor da Unidade (PDU), que apontará as prioridades dos próximos quatro anos da Embrapa Suínos e Aves. “É uma honra podermos colaborar com essa importante instituição”, disse Osório Dal Bello.