No primeiro bimestre deste ano a TOPIGS do Brasil realizou a exportação de 36 suínos machos (com alto valor genético), para a filial Argentina da empresa, com o intuito da atualização genética da granja núcleo TOPIGS naquele país. Este procedimento é realizado anualmente através do núcleo brasileiro por se manter atualizado geneticamente.
“O núcleo brasileiro importa sêmen congelado do Canadá, Espanha e, ainda este ano, importará da Holanda. Na Argentina não há como importar sêmen e por enquanto, se optou por manter a granja núcleo conectada ao Brasil, em relação aos machos”, explicou o Gerente Técnico / Geneticista da TOPIGS do Brasil, André Costa.
O transporte da carga viva foi realizado, incluindo a quarentena, em três meses via modal terrestre, método mais utilizado pela empresa em suas movimentações, através da transportadora Transportes e Comércio Comelli Ltda. “O modal aéreo tornaria a transação onerosa, por isso utilizamos o transporte terrestre para estas exportações”, explicou o diretor geral da empresa, Jóster Macedo.
Principais destinos da TOPIGS do Brasil
Os principais destinos de exportação da TOPIGS do Brasil são os países ao Sul do Trópico de Capricórnio, como Argentina e Uruguai. A Bolívia entrou no roteiro da empresa este ano e está habilitada pelo governo do País sul-americano para exportar sem restrições.