Em operação, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 100% dos lotes relativos à operação de contratação de serviços de transporte para a remoção de 24,7 mil toneladas de milho em grãos, granel. O produto está vinculado aos estoques da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O grão está armazenado nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e deverá ser entregue nos seguintes municípios cearenses: Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanau, Russas, Tauá, Canindé, Brejo Santo, Quixeramobim, Santa Quitéria, Quixadá, Ico e Senador Pompeu.
A Companhia também irá ofertar, amanhã (4), 17.780 Contratos de Opção de Venda (COV) para o Mato Grosso e mais 740 para Rondônia, para atender os produtores dessas localidades. O produto é da safra 2012/2013 e 2013. A operação ocorrerá às 9h, horário de Brasília e será realizada na modalidade cartela, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Ela se destina a produtores rurais que poderão participar diretamente ou por meio de suas cooperativas.
Esta operação atende às regras que foram definidas por meio da Portaria Interministerial nº 330. O documento estabelece que o governo poderá comprar milho dos produtores para garantir o preço do grão, caso o mercado não esteja favorável a eles e, ao mesmo tempo, permite à Companhia formar estoques públicos do produto. O aporte total para todas essas operações será de até R$ 580 milhões. Para os estados do Mato Grosso e Rondônia, o preço máximo que o governo pagará será de R$ 15,12/60kg.