A Coopercentral Aurora e a Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, capacitaram 60 técnicos dentro do Programa Leitão Ideal. O treinamento foi realizado entre os dias 19 e 20 de junho na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). O Leitão Ideal surgiu em 2010 e implantou nas propriedades que produzem leitões para a Aurora um sistema de gestão baseado em planejamento da produção, controle de índices de produtividade e correção de problemas por meio de padrões operacionais.
O treinamento dos técnicos na Embrapa fez parte da abertura de uma segunda fase do Leitão Ideal e serviu como reciclagem dos profissionais responsáveis pela assistência aos produtores da Aurora. O evento serviu ainda para que fosse distribuída a segunda versão do manual de padrões operacionais do programa. Em seus primeiros três anos, o programa auxiliou no aumento da produtividade dentro da Aurora. “Um dos principais objetivos do Leitão Ideal é ajudar o produtor a ter mais retorno com a suinocultura e isso vem sendo alcançado”, disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.
As palestras apresentadas durante o treinamento na Embrapa abordaram temas como: Nutrição Aurora, o planejamento da produção de suínos em lotes, o uso de indutores e sincronizadores em unidades produtoras de leitões, protocolos de vacinação, sistema de gestão e assistência técnica e otimização da mão de obra na propriedade suinícola. Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nelson Morés, a mensagem mais importante repassada aos técnicos é de que eles precisam reforçar ainda mais entre os produtores a necessidade de se gerar dados sobre a atividade. “Sem observar a produção, coletar dados e usar esses dados para fazer correções, é difícil obter resultados. Fico satisfeito porque vejo essa consciência cada vez mais presente”.
De acordo com Sandro Treméa e Jean Vilas Boas, coordenadores do Leitão Ideal por parte da Aurora e da Embrapa, o programa atingiu um ponto de maturidade. “Ele faz parte de um processo de melhoria contínua, que está dando certo”, avaliou Sandro Treméa. Para o gerente de Suinocultura da Aurora, Valdir Schumacher, o Leitão Ideal responde à crescente competitividade da suinocultura. “Certamente, estamos contribuindo para que muitos pequenos produtores permaneçam produzindo suínos”, afirmou.