As importações chinesas de soja subiram para uma máxima recorde de 6,93 milhões de toneladas em junho, com um alívio nos congestionamentos dos portos brasileiros elevando os envios e em meio a expectativas de que haverá um aumento ainda maior nas entregas deste mês.
“As importações de janeiro a maio foram bastante reduzidas, em cerca de 3 milhões de toneladas”, disse uma autoridade no Centro Nacional de Informações de Grãos e Óleos da China (CNGOIC), um órgão de pesquisa.
O grande volume de importações nas últimas semanas pela China tem pressionado os preços domésticos dos produtos de soja, e prejudicam as margens de moagem, disse o CNGOIC.
Os futuros do óleo de soja na bolsa de commodities de Dalian eram negociados a 7.276 iuanes por tonelada nesta semana, queda ante um fechamento de 9 mil iuanes em fevereiro, mês quando as importações de soja ficaram em seu nível mais fraco neste ano.
“As importações de soja pela China subiram fortemente em junho pois todos os carregamentos que estavam atrasados por conta de congestionamentos nos portos do Brasil têm sido entregues… Eu acho que este bom momento para as importações deve recuar após julho”, disse a analista de investimentos da Phillip Futures, Joyce Liu.