A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 377 empreendimentos para o leilão de energia de reserva de 2013, em 23 de agosto, que contratará apenas usinas eólicas. Os projetos habilitados somam capacidade de 8.999 megawatts (MW).
Os projetos se dividem por oito Estados, sendo a Bahia o que reúne a maior quantidade, com 123 projetos e 2.920 MW de potência instalada. Há ainda empreendimentos no Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
O preço inicial da energia será de R$ 117,00 por megawatt-hora e os empreendedores que ofertarem o menor preço de venda da energia firmarão Contratos de Energia de Reserva (CER) na modalidade quantidade, com início de suprimento em 1º de setembro de 2015 e prazo de 20 anos.
Em nota, o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, disse que o grande número de projetos habilitados garante “uma competição acirrada”.
Para esse leilão foi introduzida uma regra que aumenta o rigor no cálculo da energia que cada empreendimento poderá negociar. Pelo novo procedimento, haverá apenas 10% de probabilidade de o parque produzir menos energia do que a quantidade vendida no leilão.