Pela primeira vez na história do Banco do Nordeste do Brasil a atividade avícola participou através da Associação Baiana de Avicultura do planejamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para o ano de 2014 operado pelo BNB na Bahia.
A ABA foi convidada pela Superintendência Regional do BNB na Bahia na pessoa do seu Superintendente Dr. Jorge Bagdeve e sua Assessora Dra.Yeda Brito para apresentar propostas visando ao desenvolvimento e ampliação da atividade avícola na Bahia. Em documento defendido pelo Presidente Marcelo Plácido e o Secretário Executivo Guilherme Vieira , foram pleiteados a alocação de recursos de financiamento para construção de galpões, compras de equipamentos e ampliação de galpões.Os juros do FNE são 3,5% ao ano com 02 anos de carência e 12 anos para pagar, ou seja bastante atraentes para o produtor.
A atividade avícola na Bahia tem como meta nos próximos 10 anos aumentar a sua produção em mais de 20% e esta meta só será alcançada com a modernização dos galpões e aumento da produtividade. Esta ação junto ao Banco do Nordeste possibilitará o atendimento desta demanda do setor na Bahia.
O FNE objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento.
A reunião aconteceu neste dia 08 de outubro na sede da Superintendência do BNB em Salvador e contou com a presença de todos os setores produtivos da Bahia , Federação da Agricultura, Federação das Indústrias, Fecomércio, Setor de Turismo e demais atividades.