Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

PIB da agropecuária deverá crescer 6,5% em 2013, estima CNA

No primeiro semestre, os expressivos resultados observados foram impulsionados sobretudo pelo aumento da colheita de grãos em 2012/13.

A queda de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no terceiro trimestre deste ano em relação ao período imediatamente anterior, apontada nesta terça-feira pelo IBGE, deverá resultar em crescimento acumulado do setor em 2013 de 6,5%, conforme estimativa divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De janeiro a setembro, o avanço na comparação com igual intervalo de 2012 foi de 8,1%.

No primeiro semestre, os expressivos resultados observados foram impulsionados sobretudo pelo aumento da colheita de grãos na safra 2012/13, que se recuperou dos problemas provocados por uma severa estiagem na região Sul em 2011/12 e bateu um novo recorde histórico. A CNA também destaca os reflexos positivos do crescimento da produção de cana no país para os incrementos verificados.

Conforme a entidade, a desaceleração observada no terceiro trimestre deste ano refletiu os impactos negativos provocados pelas menores produções de produtos como laranja, café e mandioca. Os preços de laranja e café também continuam em baixos patamares, o que não acontece com a mandioca.