A usina do setor sucroalcooleiro Tropical BioEnergia, controlada pela BP, acaba de receber a certificação internacional SA 8000, que atesta a boa qualidade das condições de trabalho das empresas certificadas. A Tropical BioEnergia é a primeira empresa do setor no mundo a alcançar essa certificação.
Criada pela SAI (Social Accountability International) e baseada em 8 convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a SA 8000 tem como foco a melhoria contínua da gestão das relações de trabalho da empresa e para isso busca aprimorar o diálogo entre gestores, sindicatos e trabalhadores. “A Tropical atingiu a marca de um ano sem acidentes com afastamento, um índice bem acima da média da indústria”, completa Mario Lindenhayn, presidente da BP Biocombustíveis.
A BP concluiu a aquisição do controle acionário da Tropical BioEnergia em novembro de 2011, ficando responsável pela operação da usina de etanol localizada em Edéia (GO). A BP também possui 83% da CNAA, que conta com duas usinas de etanol em operação, uma em Goiás e outra em Minas Gerais.