Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Impostos

Acsurs solicita redução na alíquota de ICMS para as saídas interestaduais de suínos vivos

Atual custo de produção suinícola no Estado, bem como o elevado preço do milho, justificam pedido.

Acsurs solicita redução na alíquota de ICMS para as saídas interestaduais de suínos vivos

No dia 24 de janeiro, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador, esteve reunido com o Secretário Adjunto da Secretária da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul,  André Luiz Barreto de Paiva Filho. No encontro, Folador, em nome da Acsurs, solicitou a redução da alíquota de ICMS sobre as saídas interestaduais de suínos vivos do Rio Grande do Sul, dos atuais 12% para 3%, até o final de 2012.

Diversos são os motivos que justificam tal pedido. Entre eles, o atual custo de produção suinícola no Estado, bem como o elevado preço do milho, causado pela recente forte estiagem, a qual causou a quebra de mais de 50% da safra. Ressalta-se, ainda, que o milho é o principal componente (80%) da ração dos suínos.

Além disso, por ano, em torno de trezentos mil suínos são vendidos para outros Estados, os quais são produzidos por mais de mil suinocultores de pequeno e médio porte, que sustentam suas famílias trabalhando no campo, gerando empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

Tal medida se faz necessária, também, pelo fato de que as atuais plantas industriais de abate estaduais não terem capacidade de absorver estes trezentos mil suínos produzidos e vendidos para outros Estados. 

Sendo assim, é de extrema importância que o presente pedido seja deferido, haja vista que deste dependem centenas de suinocultores gaúchos, ou seja, para poderem manter-se na atividade.

Também participaram do encontro os deputados federais Dionilso Marcon e Elvino Bohn Gass.