Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2012

AveSui: Instituto Ovos Brasil divulga qualidade nutricional do ovo com degustação de omeletes

No estande da entidade, visitantes pode experimentar uma saborosa omelete e obter uma série de informações sobre a importância do ovo na nutrição humana.

O Instituto Ovos Brasil está promovendo a degustação de omeletes em seu estande dentro da AveSui América Latina 2012. A ação faz parte do trabalho de divulgação das qualidades nutricionais do ovo, reforçando os benefícios de seu consumo diário. “Há alguns anos vários estudos científicos tem comprovado que o ovo não é o vilão do colesterol”, comenta a nutricionista e consultora do Instituto Ovos Brasil, Lucia Endriukaite. “Temos um realizado um intenso trabalho de divulgação destas pesquisas junto a profissionais da área de saúde justamente para que possam dar uma orientação adequada em relação às qualidades do ovo, um alimento completo, rico em proteínas, vitaminas e minerais”, reforça a nutricionista.

Com apenas 70 calorias, um ovo oferece seis gramas de proteínas. Aproximadamente 40% delas estão presentes na gema e o restante na clara. Em sua composição, também estão as vitaminas A, D, E, B1, B2, fosfato, B12 e colina. Além de zinco, selênio, magnésio, ferro e cálcio, sendo ainda rico em luteína e zeaxantina. “Estes são todos nutrientes essenciais ao organismo”, indica Lucia.

De acordo com a nutricionista, em adultos saudáveis, o consumo de um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Tanto que ele pode ser considerado um alimento de efeito protetor, pois apresenta 1,9 g de ácidos graxos monoinsaturados (46,34%), 07 g de ácidos graxos poli-insaturados (16,48%) e uma pequena quantidade de gordura saturada, aproximadamente 1,5 g (37,45%). As vitaminas e minerais antioxidantes presentes na composição do ovo são importantes, pois combatem os radicais livres produzidos em maior quantidade durante os exercícios. “Entre os antioxidantes, destaca-se o selênio pela quantidade presente no ovo, que representa 22,5% das necessidades diárias de um adulto saudável”, aponta a nutricionista.

Sobre o colesterol – O colesterol é uma substância necessária para o nosso organismo porque é matéria-prima para a produção de vitaminas lipossolúveis, secreção biliar, hormônios sexuais e ainda faz parte das membranas celulares. No entanto, Lucia ressalta que o colesterol possui duas frações: a LDL, chamada de colesterol ruim, e a HDL, que é o colesterol bom e necessário para o bom funcionamento do organismo. Apenas 30% do colesterol circulante é oriundo da alimentação, sendo o restante produzido pelo fígado.

Segundo explica a nutricionista, o colesterol é transportado pelas lipoproteínas. O LDL é uma lipoproteína que distribui o colesterol para os diversos órgãos e, pelo fato desta lipoproteína ter afinidade com as paredes arteriais, é chamado colesterol ruim. Já o HDL é outra lipoproteína que leva o colesterol circulante de volta para o fígado e, por isso, é chamado de bom colesterol. “Estudos científicos têm demonstrado que o consumo de ovos, além de não aumentar o LDL, ainda melhora os perfis de HDL no sangue”, conclui Lucia.