O diretor de Mercados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Ricardo Santin, e o gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini, participaram na segunda-feira (14), na Índia, de uma rodada de negociações com distribuidores locais de carne de frango. Junto com Santin e Zerbini estará o presidente da USA Poultry & Egg Export Council (USAPEEC), James Sumner.
Há quatro anos, Brasil e Índia detêm acordo sanitário para exportações de carne de frango brasileiro para aquele país. Entretanto, a tarifa imposta pelo governo indiano, de 100%, inviabiliza as exportações para o destino. A mesma situação ocorre com as exportações norte-americanas.
De acordo com o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, o setor exportador do Brasil e dos EUA tem grande expectativa sobre a abertura do mercado indiano, que ainda detém um baixo consumo per capta da carne avícola, com menos de 2 Kg per capita/ano. Para se ter uma ideia, no Brasil , este consumo é de 47 Kg per capita/ano.
Negociações
“Temos feito várias incursões para tentar reverter a situação deste mercado. Agora, vamos unir forças com as agroindústrias dos Estados Unidos para vencer esse entrave. Além disso, estamos insistindo para o governo brasileiro intervir nesta questão. Há boas expectativas sobre o crescimento de consumo de cárneos na Índia, e as agroindústrias exportadoras têm intenção de estabelecer parcerias que favoreçam também as empresas indianas, como joint ventures e outros”, explica Turra.