A companhia de alimentos Marfrig previu ontem (27) sinergias de R$ 230 milhões a R$ 330 milhões em cinco anos, com mudanças anunciadas mais cedo na estrutura organizacional da companhia. “A prioridade da nova organização é o foco na redução de custos e despesas… um perfil conservador de endividamento, aumento da participação de produtos elaborados e processados [na receita]… otimização da plataforma global… crescimento no Brasil, China e integração de novos ativos”, declarou Marcos Molina, presidente-executivo do grupo.
O conselho de administração da Marfrig aprovou uma nova estrutura organizacional, segundo comunicado ao mercado divulgado ontem, o que implicará em uma nova unidade operacional, a Seara Foods, e a realização de ajustes estruturais na holding do grupo e na Marfrig Beef, anunciada ao mercado em outubro de 2011. O Marfrig é o segundo produtor de carne bovina, aves e suínos do Brasil.
A estrutura prevê maior integração e, consequentemente, a criação de mais sinergias operacionais no segmento de aves, suínos e alimentos processados do Grupo – Seara, Moy Park e Keystone Foods -, que continuarão operando com suas identidades próprias, enquanto as alterações no âmbito da holding buscam acentuar o foco nas decisões estratégicas, informou a empresa.
O valor das sinergias não inclui reduções de custos advindas de negociação de troca de ativos com a Brasil Foods, anunciado em dezembro, mas que ainda está para ser concluído. O diretor de Relações com Investidores, Ricardo Florence, afirmou ainda que a empresa está fazendo a “lição de casa” na obtenção de recursos com vendas de ativos, especialmente na área de logística.