A indústria avícola da União Europeia deve ser beneficiada por um mercado forte durante todo o ano de 2012, de acordo com o Rabobank International’s Poultry Quarterly. Com a alta da carne vermelha, gerando mais demanda pela carne de frango e com a desaceleração modesta dos custos de alimentação, a avicultura pode garantir bons resultados.
As exportações avícolas do continente devem ser expandidas em 2012, segundo o Rabobank, em especial na Ásia, África e Oriente Médio. A instituição ainda afirma que os exportadores europeus estão se beneficiando com uma abordagem mais estruturada para a abertura de novos mercados e de uma posição mais competitiva em relação ao Brasil devido a taxa de câmbio Euro/Real.
Já no ambiente das importações, a UE aprovou (novamente) a Tailândia como um fornecedor de produtos avícolas no início do terceiro trimestre de 2012, mas o impacto sobre os mercados locais deve ser insignificante, diz o Rabobank. Contudo, a concorrência com outros fornecedores da UE para os produtos processados, especialmente do Brasil, Argentina e Chile, será intensificada.
A maior preocupação, de acordo com o Rabobank, é a atual situação económica na Europa, especialmente na Europa meridional e oriental. A economia mais fraca pode levar os consumidores a optarem pelo frango, já que é a proteína mais barata, ou pode levar a uma redução na demanda de consumidores por proteína no geral. Com informações do site internacional Watt.