Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Duas tecnologias da Embrapa Suínos e Aves na Rio+20

Os biodigestores e a compostagem de dejetos suínos serão apresentados dentro da campanha Agro Sustentável, promovida pela Embrapa durante a Rio+20.

Duas tecnologias da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estarão presentes na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Os biodigestores e a compostagem de dejetos suínos serão apresentados dentro da campanha Agro Sustentável, promovida pela Embrapa durante a Rio+20.

A intenção da Embrapa é mostra que a agropecuária brasileira já utiliza soluções sustentáveis desenvolvidas pela pesquisa. Por isso, vai levar para a Rio+20 as tecnologias que desenvolveu nos últimos anos em 12 grandes temas: Fixação Biológica de Nitrogênio; Água e Solo; Agroenergia; Florestas; Tratamento de Resíduos Animais; Recuperação de Pastagens Degradadas; Sistema Plantio Direto; Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Inclusão Produtiva e Social; Gestão Ambiental e Territorial; e Sistemas de Produção Sustentável.

As tecnologias da Embrapa Suínos e Aves estão inseridas nos temas Agroenergia e Tratamento de Resíduos Animais. No caso dos biodigestores, a Embrapa Suínos e Aves propõem que eles sejam utilizados para tratar os dejetos suínos e, ao mesmo tempo, gerar energia. “Essa tecnologia diminuiu o impacto da produção de suínos e melhora o retorno que a atividade proporciona ao produtor”, explicou o pesquisador Paulo Armando de Oliveira.

A compostagem de dejetos suínos é indicada principalmente para os produtores que possuem pouca área de terra e tem dificuldades de utilizar os resíduos da produção de suínos como um fertilizante líquido. A compostagem transforma os dejetos líquidos em um composto sólido, que pode ser vendido posteriormente como um adubo orgânico. A tecnologia também permite uma diminuição do impacto ambiental da produção de animais e abre a possibilidade da geração e uma renda alternativa na propriedade.

Todas as tecnologias que a Embrapa apresentará na Rio+20 estão disponíveis na hotpage Agro Sustentável (www.agrosustentavel.com.br). Nessa página eletrônica, a Embrapa explica, em vídeos e conteúdos, as soluções da pesquisa brasileira para uma agropecuária sustentável. O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento de interlocutores da Empresa e da sociedade, sensibilizando-os para o papel de protagonismo que o setor agropecuário pode assumir na construção de uma economia verde.