Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Aprosui aprova estatuto e empossa 1ª diretoria

No dia 22 de junho será realizada a primeira assembleia para a criação da Associação de Produtores de Carne e Derivados de Suíno do Meio Oeste Catarinense.

Com apoio do Instituto Nacional da Carne Suína e da Embrapa Suínos e Aves, no dia 22 de Julho, será realizada Assembleia Geral para a aprovação do estatuto e posse da 1ª diretoria da Associação de Produtores de Carne e Derivados de Suínos do Meio Oeste Catarinense (Aprosui). A criação da Associação cumpre uma das etapas do projeto de Indicação Geográfica da Carne Suína do Meio Oeste Catarinense. O ato será realizado na sede dos empregados da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia.

O INCS e a Embrapa Suínos e Aves estão trabalhando juntos no projeto de Identificação Geográfica da Carne Suína, projeto este que visa valorizar a carne suína e a indústria independente regional. “A participação dos produtores e indústrias do setor na criação da Aprosui é etapa fundamental para darmos sequência no projeto IG e atingirmos os objetivos”, afirma o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.  

A criação da Aprosui é um importante passo, não só para a concretização do projeto de IG, mas também para a indústria suinícola independente da região. “Mostra que apesar da crise que a suinocultura vem enfrentando, o setor está unido e atuante, buscando outras alternativas para divulgar a carne suína e agregar valor ao insumo”, diz Wolmir de Souza, presidente do Instituto Nacional da Carne Suína. 

Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica é um selo de certificação fornecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com o objetivo de identificar determinado produto, de determinada região, que possui características específicas, consequência da cultura e caracteristicas do local de origem. A Embrapa e o INCS, juntamente com a pequena indústria frigorífica da região e com os produtores, estão em busca do selo IG para a carne suína do Meio Oeste Catarinense, com o intuito de agregar valor ao produto e incentivar o consumo, colaborando assim, com o crescimento do setor suinícola regional.