Olá, Amigos!
Primeiramente gostaria de compartilhar a minha entrevista para Revista Rural que trouxe, nessa edição, uma revista dedicada às marcas mais lembradas no segmento do agro. Na entrevista, tive a oportunidade de falar sobre marketing digital e e-commerce: clique aqui.
Bom, a cada instante descobrimos o poder de mobilização que a internet propicia em conectar pessoas em diferentes lugares. Recentemente estive participando de um bate-papo com uma turma de formandos da capital de São Paulo. Dentre diversos exemplos, citei o caderno de perguntas e respostas, utilizado em salas de aula, onde as meninas adoravam escrever o nome dos meninos e criavam uma categorização dos príncipes – que no caso era os mais bonitos – e dos ogros – para os feios. Esse caderninho rodava a sala inteira e normalmente era “proibido” para os meninos, e podemos dizer que era praticamente um “Bullying 1.0″.
Avaliando essa brincadeira, podemos comparar o caderno com algumas ferramentas e plataformas do meio digital como o blog, afinal o caderninho continha diversos comentários e também emoticons, estrelinhas para favoritos e até sinais de +. Será que botão do Google +1 saiu dessa ideia e o botão curtir do Facebook também? – Mark Zuckerberg e os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, deveriam “pagar às meninas” os direitos autorais.
Ou outro exemplo pode estar nas portas de banheiro de empresas e de rodoviárias com diversas citações – mensagens curtas muitas vezes -, que podem lembrar bastante o slogan “diga o que você está pensando?” – sim, do Twitter.
A verdade é que tem muita gente criativa por aí – não apenas nos banheiros brasileiros – verdadeiros poetas de poucos caracteres.
O fato é que a sociedade está conectada. De alguma forma as pessoas buscavam sempre compartilhar os seus interesses com pessoas do mesmo ambiente. A sociedade em rede é um dos grandes pulos da comunicação, ou seja, a internet propiciou e propicia a esses nodos uma presença e percepção jamais conhecida, pois conecta pessoas de diferentes lugares, regiões e ideologias e passamos a entender melhor as diferenças existentes.
O poder das redes sociais é notado a todo instante. Muitas articulações acontecem fora da rede e depois ganham grandes proporções. Um grande exemplo disso são os Países Árabes e Islâmicos, onde as pessoas se uniram e decidiram utilizar as redes a seu favor. Os grandes players utilizam esses ambientes na busca de novos consumidores e evangelistas para sua marca. Estamos caminhando cada vez mais para um mundo totalmente virtual. Os smartphones, também, estão a todo vapor juntamente com os tabletes e as tevês inteligentes, que estão aos poucos chegando aos lares das famílias – encurtando a distância e aproximando cada vez mais pessoas que estavam distantes.
Portanto, estamos vivenciando o poder das pessoas no uso destes instrumentos a tecnologia cada vez mais viabilizando o relacionamento entre as pessoas as redes sociais têm um grande poder de penetração ela eficaz e ao mesmo tempo feroz é fundamental compreender e entender a sua utilização. Não adianta ter presença se você não interage, não adianta pegar o texto do seu site e colocar no Twitter um link. É preciso engajar, criar relacionamento. Escuto muitas criticas por parte de presidentes de cooperativas e associações – ligadas ao não ao agronegócio – que apostaram nas redes sociais e tiveram uma enorme decepção, mas será que entenderam realmente o que é mobilização e como utilizar as redes sociais a seu favor?
Cultive Comigo!
Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia.
Contato: http://meadiciona.com/cavdias