Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Vacina da MSD Saúde Animal passa a ser utilizada no controle da laringotraqueíte infecciosa das aves

Governo de São Paulo oficializa o uso da vacina Innovax ILT, da MSD Saúde Animal, no programa de erradicação da laringotraqueíte infecciosa das aves em território paulista.

Vacina da MSD Saúde Animal passa a ser utilizada no controle da laringotraqueíte infecciosa das aves

 governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializou no dia 8 de fevereiro, o uso de vacinas recombinantes, como a vacina INNOVAX® ILT, comercializada pela MSD Saúde Animal, no programa de erradicação de laringotraqueíte infecciosa das aves em território paulista. Até o momento, o programa utilizava apenas vacinas com vírus vivo atenuado.

O gerente de avicultura da MSD Saúde Animal, Maurício Hisano, explica que a INNOVAX® ILT é uma vacina com tecnologia recente, do tipo recombinante, que tem a vantagem de não difundir o vírus vacinal. “Esse é o marco do começo da etapa de erradicação da doença, com a consequente alteração na legislação sanitária estadual, permitindo-se, de forma gradativa, o trânsito das aves para fora do Bolsão de Bastos, interditado desde 2003. Esperamos que em pouco tempo a doença seja erradicada”, explica.

Durante a solenidade oficial de lançamento da vacina, em Bastos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, explicou que a meta é vacinar os 20 milhões de aves que formam o plantel de Bastos, maior produtor de ovos do país. O município produz 11,9 milhões de ovos por dia.

A Portaria CDA 02, de 7 de fevereiro de 2012, estabelece normas que marcam nova e decisiva fase para o controle da laringotraqueíte em território paulista. Aplicável, especialmente, ao chamado “Bolsão de Bastos”, a Portaria define procedimentos para a imunização de poedeiras com vacina do tipo recombinante e, entre inúmeras outras medidas, especifica procedimentos de vacinação na granja e nos incubatórios. O não cumprimento das diretrizes nela definidas sujeita o produtor infrator à apreensão e sacrifício sanitário do plantel.

Sobre a doença

A laringotraqueíte infecciosa das aves é uma doença respiratória causada por um herpevírus, além de ter uma distribuição geográfica cosmopolita e suas ocorrências são frequentemente relatadas em áreas de grande concentração avícola.

A doença foi notificada pela primeira vez em 2002, em aves de postura de ovos comerciais na região de Bastos. Em 2009, também foi detectada em Guatapará. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), desenvolveu e implantou um programa baseado nos conceitos de epidemiologia, que consiste na aplicação de medidas compulsórias de biosseguridade, associadas a um programa oficial de vacinação.