http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/playerpopup.aspx?midia=261154&channel=98
Na próxima segunda, dia 23, uma missão russa chega ao Brasil para inspecionar cerca de 19 frigoríficos nas regiões produtoras. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), a visita é a esperança para aliviar a crise de preços que abala o setor. Os russos devem visitar pelo menos seis estabelecimentos de suínos no Rio Grande do Sul. A expectativa da entidade é de que todas as plantas visitadas sejam habilitadas a vender para o país europeu.
De acordo com o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, a Rússia já ocupou o posto de maior comprador da carne suína brasileira. No ano passado, o mercado russo comprou pouco mais de 126 mil toneladas, cerca de 20% da produção nacional.
Para compensar a queda nas comercializações, a alternativa foi diversificar os mercados. O presidente da entidade apontou a África como um dos países que ampliou a compra de carne do Brasil. Mesmo com a expectativa de normalização dos embarques para a Argentina, o setor está cauteloso em relação às metas de crescimento para este ano.
O representante da Abipecs também levantou a importância da redução dos impostos nos principais Estados produtores e defendeu a renúncia fiscal para outros grandes Estados consumidores como forma de ajudar o setor.